Difundir a cultura afro brasileira e estimular a livre manifestação artística, estas e outras propostas fazem do V Salão Nacional de Fotografias - "Brasil Afro". Nesta edição os participantes podem apresentar trabalhos que mapeie e mostre a negritude brasileira de diversas formas; dança, retrato, culinária, fotojornalismo, religião, e tudo mais que enriqueça e valorize a cultura afro.
Nesta edição os participantes podem apresentar trabalhos que mapeie e mostre a negritude brasileira em diversas formas: dança, retrato, culinária, fotojornalismo, religião, e tudo mais que enriqueça e valorize a cultura afro.
Os trabalhos devem ser enviados até 03 de outubro de 2010 (valendo o carimbo do correio). Os selecionados receberão certificado de participação, e os melhores farão parte de uma exposição na FUNDEC.
Podem se inscrever com fotografias, coloridas e em preto & branco, que deverão ser enviadas para uma pré-seleção no formato jpeg com qualidade mínima de 800 pixels no lado maior e que não ultrapasse a 50kb para o e-mail: brasilafroselecao@grupoimagem.
O objetivo é mostrar o trabalho de fotógrafos amadores e profissionais e registrar os costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afro-descendentes. Como forma de reconhecimento, a mostra homenageia Jorge Narciso de Mattos pelo seu trabalho e dedicação à causa. As fotografias serão selecionadas por um júri nomeado pela Comissão Organizadora, composto por pessoas reconhecidas no meio fotográfico.
A cada ano que passa cresce o número de participantes, na última edição mais de 200 profissionais de todo o território nacional enviou seus trabalhos.
De acordo com o Presidente do Grupo Imagem, Werinton Kermes, a ação é uma maneira de divulgar novos trabalhos e ao mesmo tempo serve como intercambio cultural. “Nesta mostra fotográfica queremos levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, possibilitando o intercambio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, bem como divulgar novos talentos”, definiu Kermes.
O projeto é uma realização do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia de Vídeo de Sorocaba, Associação Cultural e Beneficente de Votorantim, Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, NUCAB (Núcleo de Cultura - Afro Brasileiro) FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, Consciência Negra de Boituva.
Jorge Narciso de Matos
Jorge Narciso de Matos nasceu em 16 de janeiro de 1945 em Pereiras, estado de São Paulo, foi funcionário público federal, agente do INSS. Membro do Clube Recreativo “28 de Setembro”, do NUCAB (Núcleo de Cultura Afro-brasileira, integrado a UNISO), da Academia Sorocabana de Letras, da Fundação Cafuné (que oferece bolsas de estudo a afro-descendentes). Foi presidente do Rotary e seu governador. Professor da UNISO, onde lecionou História da África. Sociólogo. Diretor da Santa Casa de Misericórdia. Faleceu em 30 de outubro de 2003 vitima de um acidente automobilístico.
VIII BRASIL AFRO
REGULAMENTO
O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Associação Cultural e Beneficente de Votorantim, Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, NUCAB (Núcleo de Cultura - Afro Brasileiro) FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, Consciência Negra Boituva.
A Mostra tem por finalidade levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, possibilitando o intercâmbio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, bem como divulgar os novos talentos nacionais da área da fotografia.
1) a mostra fotográfica Jorge Narciso de Mattos que tem como tema “Brasil Afro”, onde o objetivo é provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar os abetos, costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afros descendentes. Como forma de reconhecimento, a Mostra homenageia Jorge Narciso de Mattos pelo seu trabalho e dedicação a causa;
2) as fotografias, coloridas ou em preto & branco, deverão ser enviadas, para uma pré-seleção em formato jpeg com qualidade mínima de 800 pixels no lado maior e que não ultrapasse a 50kb para o e-mail: brasilafroselecao@grupoimagem.
As fotos selecionadas serão comunicadas por e-mail aos participantes que terão 15 dias para enviar as ampliações no tamanho 30x45cm em papel fosco.
3) No verso das fotografias deverá constar etiqueta adesiva com o nome completo do fotógrafo, seu endereço, telefone e e-mail para contato, cidade, estado, local em que a foto foi feita e um pequeno texto explicando a foto além do título para ser colocado na exposição;
4) As fotografias serão selecionadas por um júri nomeado pela Comissão Organizadora, composto por pessoas reconhecidas no meio fotográfico. As decisões do júri serão soberanas e finais;
5) Os participantes selecionados para a Mostra Fotográfica Brasil Afro receberão certificado de participação.
6) As fotografias deverão ser enviadas ou entregues diretamente no endereço Rua Júlio Hanser, 140 – 3º andar, Jardim Faculdade, CEP. 18031-490 – Sorocaba – SP. –. de segunda a sexta feira, no horário comercial, até o dia 22 de Outubro de 2010. A inscrição será feita automaticamente mediante o envio das fotografias;
8) As despesas de envio correrão por conta de cada participante;
9) A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer danos que os trabalhos possam sofrer no seu envio; (sugerimos que se coloquem as fotos no envelope juntamente com uma base (papelão) e um aviso escrito no envelope para que o carteiro tome cuidado para não dobrar, pois se trata de obra de arte.
(11) As fotografias selecionadas serão expostas na FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba.
no período de 18 a 28 de novembro de 2010, bem como exposição virtual nos sítios www.grupoimagem.org.br e www.culturavotorantim.com.br
12) Os autores, ao enviar as fotos para a exposição autoriza a utilização de suas imagens na exposição, divulgação na mídia, catálogos e em todo e qualquer evento ou promoção do Concurso;
13) As fotografias selecionadas poderão integrar o acervo Grupo Imagem, desde que a doação seja explicitamente autorizada na ficha de inscrição (disponível para baixar no site www.grupoimagem.org.br e que elas só serão utilizadas exclusivamente na divulgação de projetos culturais;
15) A organização da Mostra fará uma ampla divulgação com os nomes de todos os participantes, com isto estimulando e valorizando a arte fotográfica.
16) A participação na Mostra Fotográfica Brasil Afro implica na aceitação do presente regulamento;
17- Todos que inscrever sua fotografia para participar deste Concurso assumem particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Associação Cultural e Beneficente de Votorantim, Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, NUCAB (Núcleo de Cultura - Afro Brasileira) FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba e Consciência Negra Boituva.
Passando para te convidar para um evento que acontecerá de 25 a 28 de outubro na escola Derville Allegretti. Confira no site os detalhes..
ResponderExcluirhttp://tccbrasilafro.blogspot.com/
"África, em busca de nossas origens"
Olá...
ResponderExcluirInscrevi 3 fotos minha, para a participação do concurso, mais não recibi nenhum e-mail de confirmação, gostaria de uma confirmação das fotos inscritas.
Obrigado.
O evento tem uma importância enorme, para a formação identitária do povo brasileiro. É uma pena que os que contribuiram para esse evento não tiveram seu trabalho valorizado. Tive 03 imagens selecionadas e expostas, mas não recebi o certificado da exposição, mesmo estando no regulamento, e mesmo enviando diversas mensagens, não obtive sequer uma resposta.
ResponderExcluirViva o povo brasileiro.